A MOLIUDI CHEGOU! Evento promove cinema e arte de forma democrática e acessível em Uberlândia
- Nicole Kate
- 19 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Já imaginou curtir uma sessão de filme, não só de um, vários! Ao ar fresco, em um gramado macio, pipoca, boas companhias e desfrutando do puro suco da arte feita na sua cidade? Essa é a proposta da Mostra de Cinema Livre de Uberlândia - MOLIUDI, que acontecerá neste fim de agosto.

A identidade visual do projeto é assinado por Larissa Cavaton
Abrindo os caminhos do cinema independente, a MOLIUDI chega à cidade para tornar o acesso ao cinema e a arte mais inclusivo e democrático. Dispensando a curadoria tradicional e incentivando o cinema que flerta com as ruas e espaços públicos. O evento promoverá a exibição de curtas-metragens, roda de debate com os realizadores, conversa com Daniel Queiroz, da Embaúba Filmes, discotecagem e show de encerramento no domingo. Tudo isso ao nosso alcance no Parque do Sabiá, nos dias 24 e 25 de agosto.
Cinema + espaços públicos
Esse tipo de movimentação e organização é muito comum dentro da Universidade Federal de Uberlândia, mas querendo ou não os membros da universidade não conseguem ampliar a divulgação para além dos próprios alunos, montando então eventos muito centralizados na mesma bolha.

A MoLiUdi vai oferecer uma experiência híbrida que combina cinema e arte multimídia em harmonia com o ambiente natural| Foto por: Markus Spike
A esperança é que com a chegada da MOLIUDI, sem curadoria prévia e promovido em um espaço público, a mostra possibilite um cinema acessível e feito para todos os públicos. Ao questionar as tradicionais janelas de exibição do audiovisual, a organização promove um cinema de rua com liberdade de curadoria, para incentivar cineastas da região e mostrar que cinema é sim acessível para pessoas que nem sempre têm acesso às salas tradicionais de cinema.
Ampliando a visão
Para além de estimular a divulgação e o acesso a produções independentes, na semana que antecede o fim de semana oficial, oficinas de cinema serão promovidas para jovens e adolescentes amantes do audiovisual. É coisa boa e é coisa boa uberlandense, as inscrições tanto para quem quer ser visto ou para quem só vai desfrutar desse grande evento são gratuitas.

O projeto contou com dois locais de inscrições presenciais, um deles no Parque do Sabiá (foto acima) e outro, no Centro Municipal de Cultura | Foto Divulgação
Com as inscrições abertas desde o fim de julho e se encerrando no último dia 16 de agosto, a mostra recebeu filmes de diversas temáticas, somando ao todo 49 curtas-metragens de até 20 minutos, com classificação livre.
“Queremos fazer circular obras independentes. A mostra busca honrar a criação desses realizadores anônimos com um espaço de exibição de qualidade, não somente técnica, pensando na projeção da imagem e do som, mas de encontros, afetos e ideias…”, disse o diretor e proponente, Lucas Cecchino.

Lucas Cecchino, diretor e proponente da MOLIUDI | Foto Divulgação
Lembrando que: cada sessão da mostra tem duração de 120 minutos. A seleção segue a ordem de inscrição realizada presencialmente.
Cronograma MOLIUDI
A mostra é acessível em todos os aspectos e inclusiva para pessoas com deficiência. Também terá intérprete de libras, pipoca gratuita, assim como toda a programação que se concentra no Parque do Sabiá, próximo da portaria do Mundo da Criança. Para contemplar os filmes, a proposta é que cada um leve um acessório de casa, como cangas, cadeiras de praia, almofadas, e assim possa ocupar o espaço de maneira confortável.

Nosso querido complexo do Parque do Sabiá, abriu espaço para o evento | Divulgação Google
Sábado 24/08:
16h - 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes
16h - 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
18h - 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela
20h - 21h - Debate com realizadores
21h - 22h - Convidado especial - Daniel Queiroz, Embaúba Filmes
Domingo 25/08:
16h - 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes
16h - 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires)
18h - 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela
20h - 21h - Debate com realizadores (incluídos alunos das oficinas) + Solenidade de encerramento
21h - 22h - Show Trio Jack Will
A proposta do evento é deixar todos à vontade, para realmente desfrutar do ambiente e das trocas que acontecerão no decorrer do dia, levando em consideração as experiências sensoriais e o acolhimento proporcionado pelo ambiente aberto e natural, sem os muros e silenciamento das salas de cinema.
Conexões & encontros
Para além das oportunidades de troca e conhecimento, diversão e aprendizados gerados, a mostra conta também com um momento de fala e escuta com Daniel Queiroz, do estúdio Embaúba Filmes. No sábado, ele promove uma roda de conversa com o intuito de ajudar os produtores independentes sobre os melhores caminhos para se percorrer na hora de distribuir os filmes, que, às vezes, ficam engavetados por falta de oportunidades ou mesmo de conhecimento de por onde começar.
Queiroz é um dos coordenadores da Semana de Cinema, que acontece no Rio de Janeiro, e trabalhou anteriormente no Cine Humberto Mauro, no Cine 104, no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e no Festival de Brasília, dentre outros.
Está imperdível ou não está? Não fique de fora dessa, vamos mostrar que aqui na nossa cidade tem cinema, cinema regional, independente e de qualidade. Tem gente criando assim como tem gente interessada em assistir. Vai ser lindo e nós com certeza estaremos por lá! ;)
Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena independente regional e nacional.
Texto por: Nicole Kate | Artista independente e redatora Créditos: Carolina Portilho | CASI COMUNICAÇÃO