top of page

KRUMP: O PALHAÇO AGORA É OUTRO

  • Foto do escritor: Thais Campos
    Thais Campos
  • 12 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de set. de 2020

O Krumping, inicialmente conhecido como Clown Dancing ou Clowning (a dança do palhaço), nasceu em 1992 em Los Angeles, na Califórnia, em uma época de violência e motins pela cidade.


O movimento que mais tarde se tornou um estilo de Krump, o Krump Clown, é marcado por movimentos de estilo livre e expressivos e pinturas faciais.


O primeiro representante desse estilo foi Thomas Johnson, um ex-traficante, que acabou ficando conhecido como "Tommy, the Clown". Ele passou a utilizar o estilo de dança para animar festas de aniversário e começou a ter fãs que o seguiam, e rapidamente o estilo se tornou conhecido em toda a Califórnia.


O estilo que mais tarde, em 2005, se difundiria ainda mais devido ao documentário Rize, criado pelo fotógrafo David LaChapelle, sofreu uma expansão alguns anos antes chamada Krumping, fundado por Ceasare La Ron Willis, autodenominado Tight Eyez, no qual aprimorou e modificou os movimentos criados por Tommy.

Fonte: divulgação internet

Tight Eyez já havia feito um teste para o grupo de Tommy, porém não foi aceito de primeira. Ele estudou e aprendeu diversos estilos, dentre eles, o Ballet, e foi justamente em uma segunda tentativa que o mesmo entrou no grupo, onde algum tempo depois junto com o seu amigo Mijo, desenvolveram o que denominaram de Krumping ou mais popularmente conhecido, Krump.

E foi durante uma batalha no estacionamento de um mercado que o próprio Tight percebeu que a pintura facial não refletia mais o que ele estava fazendo, e que ele havia se tornado de vez um Krumper.


Essa revelação de Tight Eyez foi um grande marco na história do Krump, pois foi a partir daí que ele e Mijo criaram seu próprio grupo original intitulado Cartoonz, onde ensinavam seus bailarinos os estilos intitulados de Krump. Em 2003 os dois se formaram professores e em 2004 criaram a Crew Krump Kings, no qual foi super importante para a difusão mundial, utilizando as plataformas digitais para ensinar o estilo de forma online, através de DVD’s e filmes, que além de ensinar a movimentação, explicava também as crenças do estilo.

Fonte: Power-Ful Creations Photography

O Krump é geralmente apresentado em competições e batalhas. E apesar do estilo apresentar movimentos rápidos e haver contato físico entre os bailarinos, no qual lembra uma luta real, sua principal característica é ser não-violento. É um estilo extremamente tolerante, onde todos são aceitos e podem dançar igualmente.


O Krump é um estilo mais agressivo que o Clowning, e é uma maneira de expressar raiva, frustração, e outras emoções intensas, por oposição a apenas entreter espectadores.


Algumas performances podem ser vistas em filmes clássicos de dança como por exemplo nas sagas “Ela Dança, Eu Danço”, muito populares no começo dos anos 2010.

Com o passar do tempo o Krump se tornou uma árvore com várias raízes, entre elas, o Clowning, ou então hoje chamado de Krump Clown, onde continua com as suas mesmas vertentes, porém menos centralizado do que era no começo, se tornando assim, um movimento dentro de outro movimento.


Atualmente "Tommy, The Clown" tem 51 anos e se apresenta por todo mundo com a sua equipe chamada Hip Hop Clowns afim de espalhar o movimento, participando de eventos ao lado de grandes celebridades como Madonna e Pamela Anderson e entre outros dançarinos, além de promover os chamados Battle Zone, mostrados no documentário de David La Chapelle.

Fonte: divulgação internet

Este foi mais um texto do nosso novo quadro chamado FLW, DANÇOU, se curtiu, não se esqueça de deixar o seu comentário e a sua curtida. E se quiser saber mais sobre outros vários estilos de dança, confira os últimos lançamentos clicando aqui.


Não se esqueça de nos acompanhar em nosso Instagram: @hoptelevision


texto por: Thais Campos

ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page