JÁ PENSOU SE ESSA MODA PEGA? O STREETWEAR ESTÁ VINDO COM TUDO!
- Diessyca Tiburcio
- 30 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2023
Você sabe o que é o Streetwear? Ou pelo menos já ouviu sobre ele? Vem que vamos te contar tudinho sobre esse movimento que é uma união entre Punk, Hip Hop, Skate e New Wave, no qual, já deixou de ser apenas sobre roupas há um bom tempo e que vem ganhando mais visibilidade a cada dia.
O início do Streetwear foi entre a década de 70 e 80 e teve seu start na Califórnia. O estilo teve como base o conforto e o básico (pelo menos no seu início). Podemos resumir o Streetwear como um estilo de rua, usado para se expressar e ir contra a moda. Ele é um estilo de vida e um ato de rebeldia.
Mas quais foram as primeiras marcas que começaram a vender roupas Streetwear?
Temos como base a popularização do hip hop e, a partir disso, música e moda passam a andar juntos para o surgimento do Streetwear.

Fonte: divulgação internet
A primeira marca do gênero foi a Stussy, que ainda continua firme e na ativa. Após ela, vieram muitas marcas novas e marcas antigas, como a Champion, que começaram a comercializar as roupas desse mesmo estilo.

Fonte: Lookbook Stussy - Outono 2019
A Adidas também começou a ser muito usada, principalmente seu tênis, Superstar, sucesso nos anos 80 (que continua muito em alta, mesmo em 2019).

Fonte: Pinterest
Outro tênis que marcou esse movimento foi o Old Skool, da Vans. Ele já era usado por skatistas, mas caiu no gosto do povo e passou a integrar boa parte de looks no Streetwear.

Fonte: Pinterest
No começo, esse estilo era majoritariamente masculino, mas com o tempo passou a ser usado e representado pelas mulheres.
Fonte: Pinterest
Street Style x Streetwear
Muita gente comete o equívoco de confundir esses dois estilos, mas vamos diferencia-los agora para que ninguém confunda mais.
O Street Style começou pegando a base do Streetwear e também é uma moda da rua (como o nome de ambos já diz). Porém, diferente do streetwear, que é conforto, ele é um estilo do seu dia-a-dia, que requer autenticidade. Enquanto o Streetwear tem peças coringas e que são a cara do movimento, como os tênis e moletons largos, o Street Style tem mais o seu foco na personalidade do indivíduo, adaptando peças para seu estilo, usando algo que está na moda, mas de uma forma que a pessoa não perca sua essência.

Fonte: Pinterest
Mas como o Streetwear cresceu tanto ultimamente?
O Streetwear não passou todos esses anos estagnado, muito pelo contrário, ele sempre encontra formas de quebrar os paradigmas da moda. Mas o que aumentou a visibilidade do movimento foram as grandes grifes famosas, que passaram a usar a fórmula do Streetwear em suas coleções caríssimas, trazendo assim, os olhos do grande público.
Louis Vuitton

Desfile da coleção Louis Vitton em collab com a Surpreme | Fonte: Pinterest
Gucci

Fonte: Pinterest
Balenciaga

Fonte: Pinterest
O que esse crescimento gerou no movimento?
Com a sua popularização, o Streetwear perdeu sua veia rebelde e passou a ser algo cobiçado e caro, em sua grande maioria. Ele deixou de ser usado pelos garotos do subúrbio e passou a ser usado por famosos e ricos.

Fonte: Pinterest
Enquanto os endinheirados compram suas peças em grifes famosas, muitas lojas ainda continuam mantendo um valor mais acessível e em conta. E o principal: mantendo o conceito do movimento.
Quais são as peças chaves do estilo?
Para você que tem vontade de ter esse estilo e não sabe o que comprar, nós vamos te ajudar.
Moletom: Esse é o mais básico. Em qualquer coleção de Streetwear você consegue encontrar uma peça dessa.

Fonte: Pinterest
Tênis: Esse traz a essência inicial no movimento. Hoje, com a popularização e gourmetização se encontra tênis de todos os tipos, cores, estampas e preço. As grandes grifes, que antes eram voltadas quase que exclusivamente para os saltos altos, hoje tem seus próprios tênis, caríssimos, mas lindos. Porém, os Adidas e Vans continuam sendo uma ótima opção.

Fonte: Pinterest
Camiseta: Seja minimalista, cheia de símbolos gráficos ou camisetas de bandas, a camiseta nunca saiu do meio Streetwear e ouso dizer que nunca sairá. Basta encontrar o modelo que mais se parece com você e investir.

Fonte: DHgate
Abaixo, confiram as principais marcas do mundo Streetwear, nacionais e internacionais:
Supreme

Fonte: divulgação internet
Billionaire Boys Club

Fonte: Pinterest
Dope Couture

Fonte: divulgação internet /Dope Couture
- Marcas Nacionais -
Korova

Fonte: Pinterest
Storvo

Fonte: Pinterest
High Company

Fonte: Pinterest
Kaos Clothing

Fonte: divulgação internet
- Marcas Regionais (Uberlândia) -
Rush Company
Advanced
O Streetwear está em todos os cantos. É hoje um dos estilos mais usados, tanto pelo público mais jovem quanto pelo os mais velhos. Esse movimento é marcante e vai continuar por muitos anos deixando sua marca por aí. Cuidado, essa moda pega!
Curtiu as peças da Advanced e quer saber mais? Clique aqui e confira o rolê que demos pela loja dos caras, no centro de Uberlãndia.
Sua primeira vez em nosso site? Não deixe de nos acompanhar no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que acontece no mercado da moda under!
Texto por: Diessyca Tiburcio - Blogueira e Estudante de Moda