top of page

HANYA: "VEJO E PASSO PARA O PAPEL"

  • Foto do escritor: Emilly Alicie
    Emilly Alicie
  • 16 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de mai. de 2023

Quando criança Hanya Cândido Rabello Mesquita (18) brincava com papel e caneta, demonstrou apreço pela arte desde nova. Todos os desenhos da Disney que assistia no seu VHS eram passados para o papel, contou que tudo que ama ela transforma em alguma coisa palpável. Hoje ela estuda para ser uma profissional na área, tem paixão por tatuagem então desenha os modelos mais clássicos.


Em sua época de escola com seus 5 anos desenhou a Mona Lisa, o peculiar é que foi desenhada com roupa de São João, algo incomum entre os demais alunos da sala, ali sua mãe Luiza Patrocínio de Souza (39), se sentiu muito orgulhosa pela a pouca idade de sua filha e mesmo assim ter essa facilidade com desenhos, uma mãe que não deixa de motivar os passos da filha na área da arte. Hanya disse que a mãe sempre fala desse desenho para amigos e usa como incentivo para os momentos difíceis dela.

Foto: Arquivo Pessoal – Um dos desenhos feitos por Hanya aos 5 anos

A arte em um corpo nu

Hanya disse que o corpo humano nu é toda a matéria e essência das pessoas, como realmente somos. Ela desenha mulheres nuas pela facilidade e por ser mulher, dando mais visibilidade aos traços do corpo, por questão de conhecimento, desenhar olhando no espelho, observando a estética, as formas se torna mais fácil passar para o papel.


Época dos clássicos

Conexão com as décadas antigas, contou “Me encontro nos anos 20, 70, 80 e 90 pela estética, sou apaixonada em coisas clássicas, gosto da era moderna, mas é muito superficial”. Com cores mais fechadas e papel. Hanya nunca começou a desenhar, ela sempre soube, afirmou. Usa os desenhos para se expressar, se aliviar e limpar a mente dos pensamentos. Suas artes remetem aos padrões que a sociedade impõe em cima de tabus.

Foto: Arquivo pessoal – só mulheres entenderão – Hanya Rabello.

Pele tatuada é uma paixão de muitos nos tempos atuais, Hanya tem se aproximado das teorias, da cultura e da história das tatuagens, para seguir sua intuição na carreira de tatuadora. Foca em prezar pelos estudos sobre a área para depois ir a fundo com os trabalhos nas peles, no entanto já tem alguns trabalhos pra tattoo desenhados. Ideias de tatuagem para tatuar em outras pessoas. “sou indecisa para saber o que fazer em mim” disse ela.

Foto: Arquivo pessoal – para estudo – Hanya Rabello

Hanya além do amor por desenhos, pintura e tatuagens tem seus elos com fotografia, momento esses que ela gosta de ser modelo, hoje é modelo da marcar Tito Company do João Victor dos Anjos (18).

Foto: Arquivo pessoal – Camiseta da Tito Company

Ela também investe seus dons na área da maquiagem, nesse momento que ela se conecta com suas maiores inspirações como David Bowie, o Cisne Negro (o filme) e a Frida Kahlo.


Hanya se sente ligada a eles, pela liberdade de expressão, em questão de mudanças de roupa, cabelos e usar o que quer. Por determinação de personalidades deles também, ela se sente plugada a várias características de suas inspirações.

Foto: Arquivo pessoal – David Bowie
Foto: Arquivo Pessoal – Cisne negro

Inspiração ou libertação?

Em janeiro sem noções profundas de técnicas de pintura a óleo, surge do básico uma tela de cores quentes com toque romântico cheios de significados.


Ela contou que ama pinturas românticas, que é algo que sempre pinta, pois se identifica romântica.


Pintura essa que vem com texto autoral de explicação, que se manifestou durante o processo da execução da arte, ela disse que foi um trabalho com muito pouco conhecimento de técnicas, mas que faz querer sempre ir além.

Foto: Arquivo pessoal – O artista e sua inspiração – óleo sobre a tela

"O amor é, não apenas é, ele reconstrói qual quer coisa, ele nos leva a se sentir bem, se sentir único e nas nuvens quando está com alguém. Ele mostra que estamos errados sobre nós mesmos, que não devemos forçar nada, tudo vem na hora certa. Te faz sentir a pessoa mais linda e mais feliz, faz a vida ficar, ser tolerante, é uma ligação única, é uma linha que se prende nos seus olhos e só lhe dá a visão do final dela. Ela nunca será cortada, ela é a linha mortal da vida, mesmo após a morte ela existirá, pois não são vidas amaradas. São almas que de fato se tornaram apenas uma" – Hanya Rabello


Traços de uma artista local de Uberlândia, que gosta de antiguidades, rock, que tem traços de amor com um toque de rispidez. Sua marca registrada!

Uma jovem que ama tudo que vê e faz virar arte!


Abaixo vocês conferem um dos processos do seu trabalho, confeccionando uma camiseta, utilizando do rock e também da animação:

Para saber mais sobre o trabalho da Hanya Rabello, visite o seu perfil, clicando aqui, ou através do @hanyarabello


Se gostou e é a sua primeira vez em nosso site, não se esqueça de deixar o seu comentário ou feedback, é muito importante para o nosso projeto.


Nos siga também através do Instagram: @hoptelevision


Entrevista por: Emilly Alicie

ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page