top of page

ESPECIAL DÉCADAS: OS ANOS 90 E UMA GERAÇÃO MARCANTE

  • Foto do escritor: HOP TELEVISION
    HOP TELEVISION
  • 11 de ago. de 2020
  • 7 min de leitura

De revelações musicais á séries e desenhos que marcaram época, os anos 90 foi uma década recheada de novidades e momentos que sem dúvidas fizeram parte da sua infância!


Se o mundo apagasse os anos 90 da história não teríamos as Divas Pop, não teríamos Boys e Girls Bands, muito da moda não existiria e até mesmo o rock e o country não seriam os mesmos.


O COMEÇO DE TODA UMA GERAÇÃO

Logo no começo da década, no ano de 1990, já tivemos o lançamento de “Evidências” da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, "Vogue" da Madonna, o primeiro lançamento de Mariah Carey “Vision Of Love” e "Freedom" do George Michael.


No ano seguinte, em 1991, podemos apreciar lançamentos como “Losing My Religion” do R.E.M, "(Everything I do) I do it for you" do Bryan Adams, “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana, “Spending My Time” do Roxette, “November Rain” do Guns N' Roses e “The Show Must Go On” do Queen. Só por esses hits atemporais já conseguimos ter um gosto do que foi a melhor década para o mundo fonográfico.

• GRUNGE E BRITPOP

E não poderíamos deixar de citar por aqui, o grande marco dessa geração, que foi o estouro do Grunge e a estreia do BritPop, já vindo acompanhado do finalzinho do que muitos não consideravam mais ser o Grunge do começo da década.


E durante essa era, tivemos o lançamento do Nevermind, segundo álbum da banda de Seattle, Nirvana, no qual se tornou o segundo disco mais vendido da década, só ficando atrás do Metallica, com o The Black Album.


O estouro do Nirvana foi tão grande, que abriu espaço para bandas como Pearl Jam e Alice In Chains, dois grandes nomes que fizeram do Grunge um estilo musical marcante, além de trazer a tona as camisas xadrez, calça jeans e o uso excessivo do All Star, subindo as vendas da marca em questões de meses.

Já o Britpop surge na cena em meados de 94, quando a banda britânica Oasis estoura nas rádios mundiais, meses depois da morte do vocalista Kurt Cobain. A partir desse momento, outros nomes como Blur e Pulp começam a serem notados pelo grande público, sendo sucesso de vendas, aparecendo em grandes listas e programas de música da época.

Ambos os gêneros tiveram seu sucesso nos anos 90, mas acabaram em declínio alguns anos depois, sendo substituídos por gêneros como o Indie e o Punk Pop.


• O SUCESSO BRASILEIRO

E se os anos anteriores foram marcados por protestos, mortes e lançamentos importantes, como o primeiro álbum da Rainha do Country, Shania Twain. Em 1995, as coisas iriam começar a mudar para a música brasileira.


Foi nesse ano que conhecemos Ivete Sangalo, É o Tchan, e claro, a banda Mamonas Assassinas. De lançamentos, tivemos músicas muito conhecidas como “Boquinha da Garrafa” da Companhia do Pagode, “Então é Natal” da Simone e “Vai Ter que Rebolar” de Sandy e Junior. Além disso, 1995 nos traz o primeiro single da boyband Backstreet Boys, “We've Got It Goin' On”.

• BOYBANDS VS BOYBANDS

E se teve uma coisa que rolou a solto na década de 90 foram as Boybands, porém, as que mais se destacaram foram Backstreet Boys, que continuam em atividade, e NSYNC, que deram uma pausa em 2002. E como não poderia ser diferente, a mídia tornou a existência desses dois grupos uma rixa, alimentada pelos fãs. Recentemente em uma entrevista, Kevin Richardson, integrante do BSB, admitiu que existia sim uma rixa entre as bandas mas que se tratava de uma rixa por músicas. Inclusive, Kevin ainda revelou que a faixa “Tearin' up My Heart”, música do NSYNC, foi originalmente oferecida ao BSB, mas eles a recusaram.

• O FINAL DE UMA ERA (ATÉ AGORA)

Em 1998, numa época predominada por Boy e Girl bands e um mercado fonográfico dominado pelo R&B, Hip-Hop e Rock alternativo, o lançamento do primeiro single de uma jovem de 17 anos mudou tudo. Britney Spears lançou o hit "Hit Me Baby One More Time" e com ele ressuscitou o gênero musical Pop, sendo reconhecida pela Vogue como o melhor debut de todos os tempos. E ainda no mesmo ano tivemos lançamentos memoráveis como a faixa "Inesquecível" de Sandy e Junior, “I Don't Wanna Miss A Thing” do Aerosmith e “Iris” do Goo Goo Dolls.


O último ano da década, marca o começo da carreira de Christina Aguilera com o lançamento do single “Genie In a Bottle”, Backstreet Boys lança o seu hit mundial “I Want It That Way”, Foo Fighters mostra ao mundo “Learn To Fly”, “My Name Is..” do rapper Eminem chega ao mercado e “Bills Bills Bills” da girlband Destiny's Child, é lançado, na qual, tinha como uma das integrantes a cantora Beyoncé.

O GUIA DA TV DOS ANOS 90

Não podemos negar e nem mesmo deixar de citar os grandes desenhos que foram lançados nesses 10 anos, afinal, de lá surgiram nomes como "Rocket Powers", "Johnny Bravo", "As Meninas Superpoderosas", "Hey, Arnold", "Rugrats", "A vaca e o Frango", "Laboratório de Dexter" e o clássico da MTV "Beavis e Butt-Head".

E no quesito séries marcantes, os anos 90 foi lotado, pois quem não se lembra das trapalhadas de Will Smith no seu grande sucesso "Um Maluco no Pedaço"?!


Lançada em 1990 e tendo seu final em 1996, a série foi transmitida durante anos na TV aberta através do SBT (hoje presente na grade do Comedy Central), no qual fez uma geração acompanhar a história de um adolescente aprendendo a lidar com a nova vida, num espaço cheio de luxo e fora do seu comum.

Imagem: Divulgação internet

Além de Will, outros 6 personagens também marcaram presença nessa década. Estamos falando de "Friends" e a sua receita de sucesso que fez atravessar décadas, tendo sua estreia em 1994 e só acabando em 2004, deixando os fãs com uma enorme saudade e se tornando uma das séries de maior sucesso dos Estados Unidos.

Imagem: Divulgação internet

• AS SÉRIES BRAZUCAS

As sitcoms ou séries, realmente foram um momento alto na TV, pois nessa época por aqui também surgia nomes como "X-Tudo", "Glub Glub", "Mundo da Lua" e o clássico "Castelo Rá-Tim-Bum", ambos sendo transmitidos pelo Canal Cultura, responsável por grandes desenhos, séries e programas de entretenimento dos anos 90 no Brasil.

• MTV BRASILEIRA RAIZ

E foi em Outubro de 1991 que tivemos a primeira transmissão da MTV Brasil, causando um tremor na televisão brasileira, com os seus programas polêmicos, aberturas malucas e grandes shows como o Acústico MTV do Legião Urbana, Titãs e Capital Inicial.


Além disso, a MTV marcou presença durante todo os anos 90 por apoiar e fortalecer bandas que ainda estavam no começo, e mais do que isso, a cena do Rap Brasil foi notada graças a programas como Yo! Raps, apresentado por nomes que entendiam sobre o assunto e que protagonizou grandes shows de grupos como Racionais Mc’s e Planet Hemp.

O SUCESSO NAS TELONAS

E se você está procurando grandes sucessos do cinema, os anos 90 é a década certa, afinal, ao longo desses anos tivemos estreias de filmes como “As Patricinhas de Beverly Hills”, lançando nomes como Alicia Silverstone e Brittany Murphy mundialmente, causando um marco que foi além da própria época, sendo muito bem lembrado até hoje por todos.

Imagem: Divulgação internet

Outro nome que marcou gerações, foi o filme de comédia romântica “10 Coisas que Eu Odeio em Você”, com o grande ator Heath Ledger e a atriz Julia Stiles, em 1999. O longa já foi passado tantas vezes na TV, que se tornou um clássico da Sessão da Tarde. Além disso, é considerado como um referencial para o seu gênero, levando outros diretores a investirem nesse tipo de história décadas depois.

Imagem: Divulgação internet

E para finalizar, tivemos o final da trilogia mais amada pelo público na década de 80, “De Volta para o Futuro”, no qual arrecadou milhões ao longo dos anos, sendo também um grande marco para as outras gerações, havendo um enorme fã clube mundialmente e usado como referência em vários filmes e seriados do gênero e da cultura pop.


A MODA OUSADA DOS ANOS 90

Como citamos acima, o jeans rasgado e a camisa xadrez eram o ponto alto da galera nos anos 90, porém, outros itens faziam parte do guarda roupa dos jovens naquela época.


A junção entre roupas mais largas, sobreposições e acessórios que chamavam atenção era o principal dessa década, além disso, ainda tinham as clássicas camisetas de bandas e desenhos, que até o dia de hoje fazem muito sucesso e são altamente procuradas em todos os lugares.

As cores também eram um dos grandes pontos ao sair de casa, tudo tinha bastante cor, textura e estampas, principalmente Animal Print. E essa mescla de cores estava presente em todos os lugares, desde de acessórios a tênis ou sapatos.


Os sapatos com salto grosso, saias curtas ou calças largas de coz alto, eram tudo para as meninas naquela época, principalmente quando combinado com alguma acessórios em seus cabelos, como prendedores, xuxinhas, broches ou até um boné ou chapéu.

Tudo parecia combinar nos anos 90, a moda street batia com a moda casual, a tribo grunge utilizava de acessórios até mesmo vindo dos seus avós, como cardigans ou blusas de crochê.

Por conta de toda essa mistura louca, a moda da década foi considerada bem ousada e até hoje muitos copiam as receitas de sucesso dessa época, sendo vistos com muita frequência nas ruas e passarelas desde 2017.


FECHANDO COM CHAVE DE OURO!

Os anos 90 realmente foi uma grande época para vários temas, e por aqui citamos alguns deles, dando mais ênfase aos grandes lançamentos, porém, outros nomes e momentos marcaram essa geração que é considerada uma das mais felizes e divertidas.


Se esquecemos algum momento, desenho, seriado ou filme que fez parte da sua infância ou adolescência, deixe nos comentários!


Esse texto faz parte do ‘Especial Décadas’ que iremos trazer ao longo dos meses, então se você curtiu ou é a sua primeira vez acessando o nosso site, não se esqueça de deixar o seu feedback e clicar no coraçãozinho, para sabermos o que mais gostaram por aqui.


Nos acompanhe também através do Instagram para não perder nenhuma novidade: @hoptelevision


texto colaborativo por: Brunno Lifonso, Diessyca Tiburcio e Miguel Correia

 
 
ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page