ESPECIAL DÉCADAS: A LOUCURA DOS ANOS 2000
- HOP TELEVISION
- 10 de set. de 2020
- 6 min de leitura
Com grandes influências dos anos 90, a década de 2000 chegou mudando muitas coisas na cena da música, principalmente no quesito gêneros musicais e artistas brasileiros. Porém não foi apenas nisso que ela mudou, a tecnologia também estava começando a passar por novas gerações, o que afetou e ajudou muitas áreas.
Vale lembrar que nem todas as coisas que aconteceram nessa época será citado por aqui, o foco dessa matéria é apenas mostrar os principais fatos e dar um gostinho de nostalgia para você que está nos acompanhando.
SÉRIES
Um pouco diferente do que havia bombado na década anterior, as séries dos millennials estava muito mais focada em falar sobre o cotidiano adolescente, trazendo desde comédias a tramas mais familiares, sempre mostrando as trapalhadas e desafios enfrentados por eles nesse tempo cheio de descobertas.
Nesse período de 10 anos, nós conhecemos nomes como Drake e Josh, Zoey 101, iCarly, Rebeldes, Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, Todo Mundo Odeia o Chris, As Visões de Raven e ainda séries brasileiras como Papo Irano, estrelado pela atriz Heloísa Perissé e A Grande Família, que atravessou gerações fazendo um enorme sucesso.
DESENHOS
Em um tempo em que os melhores desenhos ocupavam um grande espaço na grade de emissoras como Globo e SBT, um dos jeitos mais fáceis de acompanhar todos os lançamentos e febres da época, era através de programas infantis como TV Globinho, Bom e Cia e Tv Xuxa.
A Tv a Cabo ainda não era uma realidade de todos no país, então pra ter o primeiro contato com desenhos e animes como Pokémon, Digimon, Padrinhos Mágicos, KND: Turma do Bairro, Billy e Mandy, As Três Espiãs Demais e até mesmo ter acesso a todos os episódios de Power Rangers, era preciso passar horas na frente da televisão esperando seu desenho preferido começar.
FILMES
Os filmes dessa época foram um claro reflexo do que aconteceu no final dos anos 90, com o ápice dos filmes de comédia romântica que bombaram, entre eles, o clássico 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999), no qual deu um pontapé no gênero.
Mas outros grandes clássicos surgiram nessa época, marcando mais uma vez toda uma geração e sendo lembrado até hoje graças a internet, tais como As Apimentadas, Meninas Malvadas, Quatro Amigas e Um Jeans Viajante e o grande estouro Ela dança, Eu danço, no qual gerou uma série de filmes, sendo também outro grande gênero durante essa década, trazendo nomes como Zac Efron e Vanessa Hudgens ao topo, com a trilogia High School Musical, lançada em 2006.

Tivemos também icônicos lançamentos que fizeram parte da nossa infância, como a saga Pequenos Espiões e Shark Boy e Lava Girl, no qual não eram tão bem feitos, mas que renderam boas horas na frente da TV.
Vimos os heróis saltarem dos quadrinhos direto para as telonas, através das trilogias do Batman e Homem-Aranha, levando milhares de fãs aos cinemas a cada novo lançamento. Além disso, vale lembrar dos filmes do Quarteto Fantástico, Demolidor e o grande Homem de Ferro 1, abrindo as portas para o primeiro universo compartilhado de heróis nas telonas.
Os carros também foram uma febre, e durante esses 10 anos, milhares de filmes como A Super Máquina, Need For Speed e Velozes e Furiosos, fizeram a cabeça de milhares de jovens ao redor do mundo.
MÚSICA
Os anos 2000 foram marcados pela ascensão de ótimas bandas, como Linkin Park, Black Eyed Peas e Pussycat Dolls. Os reality musicais começavam a aparecer, e com eles tivemos cantores maravilhosos sendo lançados, afinal, quem não se lembra de Kelly Clarkson com o seu hit “Breakaway”, Jennifer Hudson e Carrie Underwood ?!
O final dos anos 90 tinha trago uma queda do rock no mainstream, porém, Avril Lavigne, The Strokes, Audioslave, The Killers, Arctic Monkeys, Muse e Nickelback, fizeram de suas carreiras uma missão de mostrar que o rock não estava morto. Além disso, tivemos a grande chegada do emocore ao mercado, apresentando bandas como Panic At The Disco, My Chemical Romance, Evanescence e Blink-182, mudando todo o rumo que a música levava, chegando até mesmo a atingir o mundo da moda.

O rapper Eminem também iniciou seus trabalhos com a virada da década e juntamente com nomes como, 50 Cent, Lil Wayne, Kanye West e T.I, souberam bem como representar o rap ao longo dos anos, mostrando para o mundo que o estilo não havia sido assinado junto com Tupac e B.I.G.
E como nem tudo são flores, nessa época rolaram vários insultos e menções honrosas á grandes cantoras, como: Shakira, Rihanna e Amy Winehouse, consideradas as Divas do Pop durante a década.
MÚSICA BR
E se toda década tem algo pra marcar, no Brasil a coisa mudou com o grande estouro do pop no país, revelando grandes cantores e grupos através de programas de calouro exibidos na tv aberta.
Para se ter noção, a girlband Rouge do sucesso “Ragatanga”, começou através da primeira edição do Popstars exibido pela SBT e Disney Channel em 2002, conquistando um grande público durante mais de 5 anos e ganhando dezenas de prêmios.
Mas o que poucos, ou até muitos não esperavam, era que uma dupla iria instaurar de vez o pop no Brasil. Estamos falando de Sandy e Junior e o seu sucesso meteórico de anos, no qual chegou até mesmo a ter uma série exibida pela Globo.

Vendendo milhares de cópias, com o seu disco “Quatro Estações”, os irmãos conseguiram mostrar junto com outros grandes nomes, que o gênero poderia sim ser comercializado dentro do nosso país e que o sucesso poderia ser até mesmo maior que de artistas internacionais. (no qual com tempo conseguimos notar que foram capazes disso)
Acompanhando sempre o que rolava em outros países, o pop aqui no Brasil teve nomes como KLB, SNZ, BR'OZ e Twister, todos pausando suas carreiras até meados de 2010.
REVISTAS E TECNOLOGIA
Uma das febres dessa época foram as revistas teen, toda adolescente tinha montantes de edições da Capricho, Todateen ou Atrevida em casa. As capas sempre traziam os grandes nomes do momento como assunto e nessas revistas continham os mais diversos brindes e tópicos, desde de posters, entrevistas, fofocas e os mais variados e divertidos testes para fazer junto com as amigas.

Com o tempo as revistas foram se diversificando e trazendo cada vez mais papos sobre sexualidade, direitos das mulheres, prevenções e entre outros tópicos mais sérios, afim de alertar todos os adolescentes que acompanhavam as revistas semanalmente ou mensalmente.
A tecnologia ajudou por um tempo, já que não precisava mais mandar apenas cartas como antes, os emails e torpedos assumiram o espaço para as leitoras participarem mais das edições e mandarem seus recados para os seus ídolos, porém, com o passar dos anos, as revistas impressas foram sendo substituídas por lugares como o Twitter, que trazia notícias quentinhas sobre os famosos, além de ser o ponto de encontro de fã clubes.

MODA
Com looks pra lá de extravagantes, a moda dos anos 2000 chegou cheio de estilo, sendo no começo uma mistura das tendências da década anterior, mas que logo logo foi achando seu próprio caminho.
Com a ajuda das celebridades, a moda foi se espalhando que nem água, e nomes como Paris Hilton, Britney Spears e a boyband Nsync, ajudaram a lançar milhares de tendências, sempre expondo seus looks em várias premiações e premieres.

Com misturas de calça jeans com vestido, saias plissadas, bandanas, muito strass e salto plataforma, os anos 2000 mostrou ao mundo porque de ser tão única, deixando muita gente dividido até hoje.
O Emocore também ajudou a criar uma nova tendência, utilizando de bastante roupa preta, All Star com canos altíssimos, cabelo liso, franjas enormes e vários outros acessórios pelo corpo.

Os garotos não ficaram de fora dessa e em cada lugar que se olhava, tinha alguém usando calças super largas, tênis enormes, óculos refletivo, boné aba reta, correntes e o clássico skate no pé.
Muitos acontecimentos rolaram durante os anos 2000, seria praticamente impossível citar cada movimento, shows marcantes, fofocas inesquecíveis e todos os filmes e séries que fizeram parte da nossa infância e adolescência.
Nos ajude nos comentários, citando o que você mais sentiu falta sobre essa década. Vale de tudo, o importante aqui é interagir e ser feliz!
Esse texto faz parte do nosso "Especial Décadas" e recentemente soltamos uma matéria sobre os anos 90 e pra conferir basta clicar aqui.
Se você ainda não segue a HOP através do Instagram, não perca tempo e acesse agora o nosso perfil: @hoptelevision
Texto colaborativo por: Brunno Lifonso e Diessyca Tiburcio.