EDIFÍCIO VERMELHO DO LADO DA PRAÇA: JÁ CONHECE A OFICINA CULTURAL?
- Gabriela Vitorino
- 28 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Conheça a história, o espaço e tudo o que você precisa saber para curtir mais a arte e a cultura de Uberlândia!
Apesar de parecer apenas um edifício antigo, interessante para uma sessão de fotos, a Oficina Cultural é a mãe dos mais diversos projetos de Uberlândia, e até mesmo, o primeiro contato com a arte para diversas crianças.
Mais do que um edifício antigo…
O prédio foi construído em 1929 com a finalidade de ser a residência do Coronel Clarimundo Fonseca Carneiro, e é daí que vem o nome da praça do coreto ao lado da oficina. Na época, ele era um dos fundadores da Companhia Prada de Eletricidade, e uma das partes do edifício foi construída para ser a administração da empresa. Assim, a Oficina Cultural fez parte da história da energia elétrica na cidade, e a construção do imóvel foi atribuída a Cipriano Del Fávero e a Fernando Vilela.

De 1936 a 1973, foi utilizada pelos gerentes da Prada Eletricidade como residência, até a empresa ser incorporada à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), que utilizou o edifício como sede administrativa.
Em 1985, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Município, e só se tornou a “Oficina Cultural” em 1995, durante a administração do Prefeito Paulo Ferolla. Desde então, ela abriga projetos, aulas e exposições das mais diversas linguagens artísticas. Vamos conhecer cada uma dessas funções?

O que tem na Oficina Cultural?
A oficina cultural conta com um pequeno auditório para apresentações e diversas salas para aulas de dança e teatro. Além disso, possui um espaço próprio para exposição de fotografias, pinturas e até esculturas.
Muuuita dança!
Em relação à dança, esse espaço conta com projetos desde o nível avançado (para apresentações no Teatro Municipal) a aulas de dança para crianças e jovens. Além disso, trabalha com os mais diversos estilos de dança, indo do balé clássico à dança de rua.

Curte Artes Cênicas? Aqui também é seu espaço!
Além de aulas e espaços para apresentações, a Oficina Cultural é um espaço que apoia amplos projetos de artes cênicas, por disponibilizar salas para realização de ensaios gratuitamente a partir de agendamentos.
Artes Visuais é o que não falta
Todo o espaço é marcado por obras doadas por diversos artistas que passaram pela oficina ao longo dos anos, fazendo dela uma obra de arte própria! Mas para quem busca um espaço dedicado para expor o seu trabalho, a Oficina Cultural também possui os seus diferenciais:

Pinacoteca, uma galeria para exposição permanente do acervo de arte (de caráter bidimensional) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo;
E a Galeria de Arte Lourdes Saraiva, voltada para exposições temporárias com seleção dos artistas via edital, que já está com obras no local, abertas para visitação. Para saber mais, confira a programação no próprio site da Prefeitura, clicando aqui.
E claro, Música!
A Oficina Cultural também é um espaço muito requisitado para apresentações musicais, como recitais, por conta do Auditório Roberto Rezende, que conta com um piano.
Curtiu o nosso conteúdo e gostaria de conhecer outros espaços culturais de Uberlândia? Qual deve ser o próximo? Deixe seu comentário abaixo e venha explorar Uberlândia com a gente!
E se é a sua primeira vez no nosso site, não deixe de navegar e descobrir mais sobre o mundo dos novos artistas do Brasil e da sua região.
Nos acompanhe através do Instagram e se mantenha atualizado sempre: @hoptelevision
Texto por: Gabriela Vitorino