Descubra a relação de Gojira com o Brasil, primeira banda de Metal a tocar nas Olimpíadas
- Miguel Correia
- 29 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Gojira se apresentou na abertura das Olimpíadas 2024 na última sexta (26) e deixou todos impressionados, mas saiba de antemão que a banda tem fortes ligações com o nosso Brasil envolvendo a Floresta Amazônica.
Para aqueles que caíram de paraquedas e estão se perguntando “Quem é Gojira? E por que uma banda de Heavy Metal está nas aberturas das Olimpíadas?”, saibam que além de ser uma honra, foi a primeira vez que uma banda de metal tocou em uma cerimônia olímpica.

Membros originais do Gojira estão com a banda desde 96' | Foto: Gabrielle Duplantier / Divulgação
Surpreendendo a todos com a sua performance, a banda juntamente com a cantora de ópera Marina Viotti tocaram a música “Ah Ça, Ira!”, canção muito importante para a época da Revolução Francesa e que nesta sexta ganhou uma nova roupagem ao ser apresentada no local da prisão de Maria Antonieta, esposa de Luís XVI, decapitada em praça pública há mais de 230 anos. A representação realizada para a cerimônia, trouxe uma mulher sem cabeça, vestida de vermelho e cantando o coral da música. Veja o momento abaixo:
CONHEÇA GOJIRA E SUA DISCOGRAFIA IMPECÁVEL
Gojira é uma banda francesa formada em 1996 em Bayonne, inicialmente chamada Godzilla, mudou seu nome em 2001 devido a questões legais. A formação original e inalterada inclui os irmãos Joe (vocais e guitarra) e Mario Duplantier (bateria), Christian Andreu (guitarra) e Jean-Michel Labadie (baixo).
Eles lançaram seu álbum de estreia "Terra Incognita" em 2001, misturando death metal com influências progressivas e temas ecológicos e espirituais. Em 2003, com seu segundo disco "The Link", a banda apresentou um som mais agressivo. O álbum "From Mars to Sirius" de 2005 trouxe reconhecimento internacional para o grupo, seguido por "The Way of All Flesh" em 2008, consolidando a banda na cena metal global.
O quinto álbum, "L'Enfant Sauvage" (2012), mostrou uma evolução melódica. Em 2016, lançaram "Magma", um álbum pessoal refletindo a dor da perda, especialmente após a morte da mãe dos irmãos Duplantier, ganhando aclamação crítica e comercial. Em 2021, "Fortitude" combinou elementos pesados e progressivos com uma mensagem de esperança, incluindo a faixa "AMAZONIA", sobre a importância da floresta amazônica para todo o planeta terra, mas as relações com o Brasilzão não param por aí.
LIGAÇÃO DE GOJIRA COM O BRASIL
Os membros da banda, especialmente o vocalista e guitarrista Joe Duplantier, têm se pronunciado em diversas ocasiões sobre a necessidade de proteger a Amazônia e os povos indígenas que vivem na região. Em 2020, antes do lançamento da música ‘AMAZONIA’, o Gojira lançou uma campanha de arrecadação de fundos em apoio aos povos indígenas da grande floresta. Na ocasião, a banda criou uma edição limitada de uma camiseta cuja venda foi destinada a apoiar organizações que trabalham diretamente com comunidades indígenas, fazendo com que a receita das vendas fosse doada à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), uma organização que luta pela defesa dos direitos dos povos indígenas e pela preservação da Amazônia.

Joe Duplantier participa de manifestação contra a PL490 em Brasília | Foto: Robin D Hood
Mostrando toda essa importância e preocupação com o mundo, sendo um dos maiores expoentes do metal moderno que agrada tanto o fã hardcore quanto novos entrantes, além de vir de um país que não é conhecido por exportar bandas de heavy metal e mesmo assim conseguir toda essa notoriedade ao longo dos anos, não era de se estranhar que em algum momento a banda poderia participar de um evento como esse, afinal, GOJIRA é a representação da França no metal extremo.
Sua primeira vez em nosso site? Nos acompanhe no Instagram (@hoptelevision) e fique por dentro de tudo que rola na cena rock independente nacional e internacional.
Texto por: Miguel Correia