A RECIPROCIDADE COM MÚSICAS ANTIGAS
- HOP TELEVISION
- 8 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Se você ouve sem parar, músicas de épocas em que você nem pensava em nascer, seja muito bem-vindo, essa matéria é feita pra você!
Mas afinal, por que diabos nos amarramos tanto neste tipo de música? Por que elas nos fazem sentir coisas que nem mesmo aconteceram com a gente?!
Pois bem, essa resposta, eu também não tenho, dado que também sou um deles, apaixonado por épocas mais antigas que até mesmo a maioria dos pais dos leitores deste site.
A músicas mais antigas, podem estar conectadas conosco através de influência de parentes ou personalidades que passaram por nós em algum determinado momento da vida, assim como também, podem ser apenas uma influência trazida pela mídia, através de trilhas, propagandas e etc.
Veja um exemplo: A música "Someday" dos Strokes, foi trilha de alguns filmes que com certeza fizeram parte da nossa infância/adolescência, dentre elas, o clássico "Click" (2006).
Eu não sei vocês, mas acredito que a primeira vez que ouvi algo da banda, foi exatamente neste filme, sem nem mesmo saber quem eram e quão grandes estavam naquele momento.
O TAL DO SENTIMENTO RECÍPROCO
Sim, você não leu errado. Existe realmente um sentimento recíproco entre você e a música que toca no seu fone diariamente, basta parar pra observar quantas vezes você posta uma música em suas redes sociais ou cita a mesma em alguma legenda.
Este fator, de compartilhar a música que mais te agrada, só vem por conta da reciprocidade que você teve com a música, seja ela recém lançada ou não.
Mas o que acontece conosco quando nos identificamos com uma música de anos atrás, é algo engraçado e inexplicável, seja pela sua letra que conta um momento do seu presente ou até mesmo quando ela te faz refletir sobre algo que não muda há anos, como guerras e debates políticos e sociais.
Este sentimento de conexão nos faz pensar instantaneamente o por que diabos aquilo bateu em você tão forte, que te fez sentir algo, mesmo tendo sendo escrita há 30, 40 anos atrás. E só há uma resposta pra isso, a tal da reciprocidade.
O QUE O SEU SPOTIFY DIZ DE VOCÊ?
Recentemente, tivemos a famosa Retrospectiva anual do Spotify, e sem surpresa nenhuma, o que mais tocou no meu foninho foram músicas de mais de 10 anos, confirmando a mim mesmo o poder que o passado musical tem sobre mim.
Mas como citei acima, esse poder está conectado com alguma lembrança que vivemos anteriormente, então seria isso saudade de um momento que nunca mais irá voltar ou alguma conexão com o passado vinda de outras vidas? Fica aí o questionamento final.
Mas e aí, qual é a sua vibe musical vinda do passado? Qual banda ou cantor você mais curte ouvir no seu fone? Deixe nos comentários!
Se você curtiu essa reflexão e é a sua primeira vez em nosso site, não deixe de nos seguir no Instagram através do @hoptelevision.
texto por: Brunno Lifonso.