A PARCERIA DE MILHÕES ENTRE NEC E VAINE EM “RAP DO ARTISTA”
- HOP TELEVISION
- 19 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
O novo lançamento da parceria entre Nec e Vaine, chegou nas ruas no final de março e coloca o corre do artista independente como pauta central da faixa, unido a amizade entre os rappers.
Se você acompanha a cena do rap de Uberlândia, sabe muito bem que a parceria entre Nec e Vaine já dura muitos anos. E é impossível dizer que alguma vez a junção entre os dois letristas resultou em um lançamento ruim, seja em dupla ou em grupo, com o Udischool.
E conversando com os artistas dias antes do lançamento de “Rap do Artista”, trocamos uma ideia sobre a amizade entre eles e a relação com a faculdade ligada a nova música.
Segundo Nec, a faixa começou a ser escrita em 2016 pelo Vaine, mas ficou engavetada durante uns bons anos, até ele mesmo tomar frente de querer finalmente lançar ela. E um dos motivos para tal atitude, foi a apresentação para o seu TCC em Artes, pela Universidade Federal de Uberlândia, no qual o rapper era veterano do Vaine. O artista disse durante a conversa que a faixa era perfeita para finalizar o ciclo onde tudo começou, pois fala muito do corre de ser artista e da vivência entre os dias de estudos e o início no rap, junto ao amigo.

E pra quem acha que durante todo o processo foram mil maravilhas, se engana, pois entre os anos em que a letra ficou em stand-by, Vaine acabou perdendo o beat que fez exclusivamente para a faixa, tendo que recriar tudo do zero com a ajuda do produtor Xavbeatz, que durante algumas sessões conseguiram chegar na batida perfeita junto com um sample da faixa ‘I Need A Dollar’ do cantor norte-americano Aloe Blacc.
“Acho que foi essa ideia do refrão dizendo "Dinheiro é o que eu preciso" que acabou sendo o gatilho pra escrever sobre ser artista independente. A primeira letra que escrevi pra ela era até mais direcionada a essa questão de grana. Depois reescrevi pra gravar agora. E aí acabamos expandindo a temática para arte de forma geral, que é sempre atravessada pela questão financeira né” - completou Vaine, explicando sobre a influência da faixa na letra.
Segundo o letrista, o nome da música é uma referência aos grandes clássicos do funk brasileiro, que usavam esse complemento junto a palavra “Rap”, na época em que o rap estava surgindo nas periferias e a fronteira entre os dois ainda era bem tênue, citando o ‘Rap do Silva’ e o ‘Rap da Felicidade’ como exemplos.

A faixa é acompanhada de um belo boom bap, que dá uma cara muito mais característica do rap clássico, levando o ouvinte a ter uma experiência mais profunda na letra. Além disso, o riff de guitarra no finalzinho da música, é tocado por Vaine, que fora um bom compositor, também manda super bem com os instrumentos de corda.
E junto a faixa, os caras também lançaram um clipe, todo cheio de cores, com referências a cena do rap e das artes visuais, trazendo uma produção simples mas que se encaixa perfeitamente na história da música e da amizade entre os dois artistas. A gravação e fotografia, ficou por conta do videomaker José Vitor e do fotógrafo Yuri, ambos já conhecidos na cena do rap, em Uberlândia e região.

Das vivências do corre independente ao final de um ciclo acadêmico, o novo lançamento da dupla vem para completar a fila de novidades que ambos vem trazendo desde o ano passado, fazendo barulho nas ruas e marcando as playlists a cada novo som.
O clipe de “Rap do Artista” já está disponível no YouTube e você pode conferir abaixo:
E se é a sua primeira vez em nosso site, não deixe de navegar e descobrir mais sobre o mundo dos novos artistas do Brasil e da sua região.
Nos acompanhe no Instagram através do @hoptelevision para se manter sempre atualizado e marque o nosso perfil para ter a sua arte notada!
Texto e entrevista por: Brunno Lifonso