top of page

A ORIGEM DO JAZZ DANCE

  • Foto do escritor: Thais Campos
    Thais Campos
  • 21 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de set. de 2020

O Jazz Dance é uma forma de dança que traz influências de vários outros estilos e também princípios técnicos de dança contemporânea e ballet. Possui algumas variações de estilo, tais como: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Street Jazz, Feeling Jazz, Popular Jazz, Lyrical Jazz, entre outras. É uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Surgiu e popularizou-se na mesma época em que a música Jazz, nos E.U.A no fim do século XIX e início do século XX, podendo dizer que nasceu da cultura negra.


Sua história se inicia nas viagens de navios negreiros da África para os Estados Unidos, em que os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para se manterem saudáveis. As danças tradicionais dos brancos eram as quadrilhas e as valsas, e os negros passaram a imitar os europeus para ridicularizá-los, mas eles dançavam de acordo com a visão que eles tinham da cultura européia, e misturavam um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. Dessa forma, surgiu a base do que séculos depois se tornou o jazz, uma mistura da imitação de ritmos europeus com os costumes dos negros.

Fonte: Divulgação internet

Em 1740, quando os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para assim evitar revoltas dos negros, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo para executar suas danças. Assim a dança dos negros dava mais um salto, para dessa forma se aproximar ainda mais com o jazz que conhecido atualmente, apesar de não receber esse nome na época.


No início do século XX foi quando as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões de Nova Orleans, e assim sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. A nomenclatura Jazz surgiu em 1917, quando a dança se tornou popular e tomou conta dos palcos, principalmente na Broadway, ganhando grande destaque no mundo da dança.

Fonte: Divulgação internet

O Jazz é caracterizado por ser uma dança bastante popular. Acredita-se que a manifestação da dança jazz tenha surgido juntamente ao desenvolvimento da música jazz, o que remeteria os créditos da dança à parte da população negra estadunidense, assim como a origem musical.


O Jazz traz uma maior liberdade de movimento para sua composição na dança, quando comparada às danças clássicas. Ainda assim, muitos de seus movimentos básicos têm origem no ballet clássico e na dança moderna.

Fonte: CulturDANÇA

É possível descrever esse estilo como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada por movimentos sincopados (quando há rompimento dos movimentos já internalizados e estabelecem-se outros padrões de movimentos), pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente) e pelo swing. Ainda que tenha uma influência muito intensa da música jazz sobre a constituição dessa dança, sua prática não necessariamente é acompanhada da música, o que permite ao praticante liberdade também para a escolha musical.

O jazz chegou ao Brasil nas décadas de 30 e 40, mas se incorporou na década de 50. Mas foi apenas nos anos 60’ que houve um maior desenvolvimento do Jazz em nosso país, fato que resultou na grande quantidade de espetáculos produzidos.

Porém, somente nas décadas de 80 e 90 que o jazz ganhou os estabelecimentos de ensino de dança em nosso país, popularizando-se como um elemento integrante da educação corporal infantil.


Se gostou e é a sua primeira vez em nosso site, não se esqueça de deixar o seu comentário ou feedback, é muito importante para o nosso projeto.


Nos siga também através do Instagram: @hoptelevision


Texto por: Thais Pessoa

ENVIE O SEU FEEDBACK
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado por enviar!

© 2022 por HOP TELEVISION. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page