2010: TUDO JUNTO E MISTURADO!
- HOP TELEVISION
- 9 de out. de 2020
- 6 min de leitura
Os anos 2010, é a década que fecha o nosso Especial Décadas, que vem rolando desde Setembro. Essa foi uma época que nos deixou recentemente, mas que em 10 anos gerou grandes histórias para contar.
Por aqui iremos falar sobre os momentos mais marcantes e importantes do mundo da música, da moda e do entretenimento. Então sente, se acomode e embarque nessa viagem com a gente!
DESENHOS
Sempre começamos as nossas matérias lembrando dos clássicos desenhos que marcaram toda uma geração e dessa vez, não seria diferente. As produções dessa época passaram por grandes reformulações, mas antes que isso tomasse forma, conseguimos acompanhar grandes clássicos como: Ben10, Jovens Titãs, Drama Total, Apenas um Show, Johnny Test, Phineas e Ferb, Kick Buttowiski e entre outros.

E essa tal reformulação não demorou para dar as caras, foi em meados de 2012, no comecinho da década que grandes nomes da animação tiveram seus desenhos modificados para uma versão mais infantil, chegando ao mercado os “Jovens Titãs em Ação” e a nova temporada de “Ben 10”, trazendo o personagem novamente com os seus 10 anos, porém com um traço quase parecido com um Chibi (cabeça bem maior que o corpo).
Após isso, tivemos estreias de desenhos como: Steven Universo, Gravity Falls, Titio Avô, Clarêncio, O Incrível Mundo de Gumball e Hora de Aventura, no qual não trazia um traço tão infantil para sua ilustração, mas que fez um grande barulho durante seus anos na TV.

SÉRIES
O ano de 2010 já foi marcado pela chegada da alta tecnologia, com celulares sem teclas e com câmera frontal, porém o salto mais alto e interessante dentro do entretenimento, veio com a chegada do streaming, desbancando total as TVs por assinatura.
E foi exatamente nesse ponto, que surgiu milhares de séries que amamos até hoje, além disso, descobrimos novos conteúdos apenas futricando em apps, nos trazendo pra mais perto da geração dos nossos pais e irmãos mais velhos, tais como: Stranger Things, Freaks and Geeks, The 70’s Show, Everything Sucks e milhares de outros clássicos.
Mas antes da grande chegada do streaming no mercado, acompanhamos centenas de séries que fizeram da nossa infância/adolescência muito mais felizes, estamos falando de Brilhante Victoria, Glee, Teen Wolf, American Horror Story e o emocionante final de iCarly em 2012.
MÚSICA
A cena musical dos anos 2010 é de cair o queixo, continuando na pegada do pop que marcou a década anterior e estralando as pistas de dança com o eletrônico e dubstep de Calvin Harris e Skrillex.
O pop teve grandes mudança ao longo dos anos, deixando alguns nomes conhecidos para trás e se reinventando com novos artistas, revelando nomes como Ariana Grande, Bruno Mars, Demi Lovato, Selena Gomez e muitos outros. Além disso, tivemos a grande volta das Boy e Girl Bands, fazendo um tremendo sucesso com grupos como One Direction, The Wanted, Fifth Harmony e Little Mix.
O rock começava a perder a sua força nos grandes meios, mas nada que impedisse o Arctic Monkeys de lançar “AM” em 2013, Foo Fighters com “Wasting Lights” em 2011, 30 Seconds to Mars com o lançamento de “Love Lust Faith + Dream” em meados de 2013 e a grande chegada consolidada do Indie rock junto com novos nomes, tais como: The Neighbourhood, The 1975 e The Vaccines, além de um dos últimos álbuns dos Strokes, com o tão comentado “Angles” em 2011 e “Comedown Machine” em 2013.
2012 foi o ano pra chamar de marcante, já que segundo o calendário Maia, o mundo iria acabar e nada sobraria por aqui. E foi pensando nessa estética apocalíptica, que cantores como Britney Spears, Usher e Katy Perry lançaram os seus maiores hits da década, deixando uma mão na consciência e outra segurando o drink na balada.
E foram tantos nomes, clipes, álbuns e músicas lançadas nestes 10 anos que fica até difícil trazer todos por aqui, porém não podemos esquecer do Imagine Dragons com sua grande estreia com o single “Radioactive”, no qual lançou a banda para o topo das paradas e por lá eles não saíram por um bom tempo, sendo sucesso até os dias de hoje.
Um dos pontos que fez a música brasileira dar um up nessa época, foi a mistura de gêneros musicais presentes na televisão e rádio, no qual durante um tempo a mesma rádio que tocava o último lançamento de NX Zero também estava tocando Anitta com “Meiga e Abusada”.
Essa mistura toda uma hora se estabilizou e cada estilo musical começou a ter o seu espaço, trazendo gêneros mais goodvibes, outros mais dançantes e alguns feitos pra quem gostava do bom e velho Rock.
Outro grande estilo que chegou pra ficar em meados de 2010 foi o funk, no qual já fazia o seu nome há bastante tempo mas que sofreu mudanças trazendo subgêneros como o Funk Ostentação, chamando atenção de milhares de jovens e crianças no país, mudando o modo de pensar e vestir da garotada.
E como citado, o velho rock esteve presente no solo BR, mas não por tanto tempo, pelo menos não no topo das paradas, como rolava nos anos 2000, foi nessa época que surgiram bandas como Scalene, Supercombo, Gloria, Fresno e Selvagens a Procura da Lei.
E pra fechar a lista, tivemos o pop misturado com diversos gêneros, um desses exemplos, foi a banda Restart, no qual misturava o rock ao pop, gerando uma mistura colorida e regada de prêmios. Além disso, tivemos o grande sucesso da versão brasileira de Rebeldes e o estouro dos vídeos covers no YouTube, no qual revelou milhares de artistas com os anos.
FILMES
Assim como tudo nessa matéria, os filmes dos anos 2010 não nos decepcionaram e trouxeram grandes produções, em sua maioria, animações, que se tornaram clássicas para assistir num domingo em família. Logo de cara, já tivemos a estreia da terceira parte de Toy Story, no qual fez todo mundo se emocionar no final, dando o que parecia ser o veredito da história que começou na metade dos anos 90.
E seguindo essa mesma base, tivemos o final da saga Shrek, fechando com chave de ouro o clássico que conquistou toda a geração nascida nos anos 2000, assim como também ocorreu com a saga Crepúsculo e Harry Potter nos anos seguintes, deixando milhares de fãs aos prantos nas salas de cinema.

Porém, para felicidade de todos os cinéfilos, tivemos grandes estreias aos longos desses 10 anos, não deixando ninguém para trás, abrangendo todos os mundos nas telonas. E só pra lembrar um pouco desses sucessos de bilheteria, tivemos: Frozen, Meu Malvado Favorito, Enrolados, Como Treinar O Seu Dragão, Karatê Kid(Reboot) e centenas de produções do Mundo Compartilhado da Marvel, dentre eles, a estreia dos Vingadores no cinema, rendendo milhões pro selo de quadrinhos ao longo dos anos.

MODA
Assim como o título já fala, a década de 2010 tava tudo e todo mundo junto e misturado. E claro que a moda não poderia ficar de fora dessa maluquice toda, principalmente com as redes sociais ajudando a espalhar e moldar o modo de pensar e agir da galera.
E até meados de 2017 vimos nas passarelas o retorno de vestimentas que há muitos anos não davam as caras nas ruas, como é o exemplo da moda dos anos 30 e 40, com o estilo mais náutico utilizando camisetas com listras horizontais, nas cores preto, azul e branco.

A moda também revisitou várias décadas, fazendo uma escadinha, começando pela década de 70 com o estilo hippie, trazendo as calças boca de sino e super estampadas, além das camisetas um pouco mais largas e coloridas.
Com os anos 80 e 90, revisitamos uma moda extravagante, cheio de informações, acessórios, um pouco de minimalismo, a volta da camisa xadrez e o alto preço do tênis All Star, com o seu novo pico de estrelismo.

Além disso, tivemos o uso de tons militares pra diversas peças, incluindo jaquetas e calças camufladas, trazendo junto a isso o sucesso dos óculos de aviador para as vitrines.
E com o grande estouro de bandas como Cine e Restart vimos a moda trazer as cores extravagantes e chamativas para todos os tipos de peças, de camisetas a tênis. Levando muitas pessoas a loucura!

Vivemos muitas coisas nesses últimos anos, chega a ser uma missão quase impossível juntar tudo em uma matéria só e ainda por cima aprofundar em alguns temas, mas acredito que conseguimos trazer a nostalgia a todos que nos acompanharam durante esses 3 meses do Especial Décadas.
Alguns momentos citados por aqui, praticamente aconteceram ontem, porém não deixa de ser história e notícia de sucesso. Se esquecemos de algum tópico que marcou essa década, não se esqueça de deixar o seu comentário, sua interação é super importante!
Se é a sua primeira vez em nosso site, não deixe de nos acompanhar no Instagram através do @hoptelevision. Por lá você fica por dentro de todas as novidades do mundo dos novos artistas.
texto por: Brunno Lifonso.